Psiquiatria da Infância e Adolescência


Imagem relacionada
A Psiquiatria da Infância e Adolescência é a especialidade médica que cuida do diagnóstico e tratamento dos transtornos emocionais e comportamentais que afetam crianças, adolescentes e suas famílias.

O Psiquiatra da Infância e Adolescência deve entender as crianças e os adolescentes não como indivíduos isolados, mas que se relacionam com seus pais e familiares, que frequentam a escola e outros ambientes sociais, nos quais estão inseridos, além dos aspectos culturais a que estão submetidos.

Por estarem em em pleno processo de desenvolvimento, crianças e adolescentes, necessitam de atendimento diferenciado, que exige do Psiquiatra Infantil uma prática interdisciplinar, para garantir que todos os aspectos envolvidos sejam considerados. Assim, além do relacionamento com outras especialidades da saúde, o Psiquiatra Infantil deve se relacionar com os professores e educadores que convivem diariamente com as crianças e os adolescentes, para a formulação de um diagnóstico adequado.

Os problemas de saúde mental mais comuns que afetam as crianças e adolescentes são: ansiedade (recusa escolar, fobias, ansiedade de separação, etc.), depressão, enurese, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos de tiques, transtornos alimentares (anorexia e bulimia), transtorno bipolar, esquizofrenia, autismo, dificuldades de aprendizado, agressão e agitações intensas, problemas no sono, problemas com drogas, dentre outros.

A avaliação inicial é feita da forma abrangente, levando em conta os aspectos biológicos, psicológicos e sociais da criança e de seus familiares. Feito o diagnóstico, o Psiquiatra Infantil elabora um tratamento específico para aquela criança ou adolescente.

Um tratamento adequado, poderá incluir várias formas de psicoterapia (individual, familiar, cognitivo-comportamental, etc.) combinadas ou não, com o tratamento medicamentoso.

O tratamento com medicamentos, quando utilizado com o máximo de cuidado e atenção, pode contribuir, juntamente com as outras modalidades de tratamento, para a melhora dos problemas de saúde mental e aumento da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Nossa Especialista:
Dra Isabel de Andrade Amato
CRM/SP Nº 150.736
Graduação em Medicina pela Unesp.
Especialização em Psiquiatria pela Unicamp.
Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal São Paulo - Unifesp.

Agende uma consulta
Consultório Médico.
Rua Tenente Gomes Ribeiro - 57 Sala 61
Vila Clementino - São Paulo - SP
Estação Santa Cruz do Metrô
Telefone: (11) 99800 8841